15 brincadeiras de São João para animar seu arraial

Atividades juninas para caipira nenhum botar defeito 

 

As típicas brincadeiras de São João são indispensáveis nos eventos juninos, pois são elas que animam os convidados e fazem a festa ser tão divertida. E não importa a idade: na festa junina, todo mundo volta a ser criança.

Pensando nisso, fizemos uma listinha com brincadeiras juninas populares que prometem animar o festerê. Confira.

 

  • Pescaria de São João

A barraquinha de pescaria é quase obrigatória nas festas juninas devido à sua popularidade e adesão. Para brincar, o participante deve pescar peixinhos de brinquedo que correspondem a uma prenda.

  • Jogo de argola para animar a festa junina

Nessa brincadeira, os participantes deverão acertar argolas em volta de um número x de garrafas.

Contudo, uma das regras principais é respeitar a distância preestabelecida pelos organizadores e quem cumprir o objetivo ganha um prêmio.

 

  • Boca do palhaço faz a alegria das crianças

Boca do palhaço é um jogo junino de pontaria no qual o participante tem três tentativas para acertar ao menos uma bola na boca do palhaço.

 

  • Bingo é uma brincadeira junina essencial nas festas

Se tem festa junina tem que ter bingo, pois esse é um dos jogos mais tradicionais nesse evento. O objetivo é completar a cartela antes de todos para faturar o prêmio da rodada.

  • Cadeia junina deixa a festança mais divertida

A cadeia de festa junina é só diversão, isso porque “policiais” fazem a ronda na quermesse em busca de prisioneiros.

Dessa forma, assim que alguém é denunciado, o policial leva o “detento” para a cadeia, o qual fica preso até que uma boa alma pague a fiança ou que ele próprio pague uma prenda.

Acredite ou não, o crime que mais manda pessoas para a cadeia junina é o de roubar o coração de alguém.

  • Bola na lata – um pouco de mira e muita diversão

O legal dessa brincadeira é que o anfitrião não precisa ter grandes preocupações para a organizar, tendo em vista que são necessárias apenas algumas latas empilhadas em formato de pirâmide e uma bolinha. Vence quem derrubar todas as latas.

 

  • Dança da cadeira para divertir os caipiras da festa

Nessa brincadeira, é formado um círculo com cadeiras com o número inferior ao de participantes.

Em primeiro lugar é colocada uma música, e, enquanto a música toca, os caipiras andam em volta do círculo. Após, logo que essa música para, todos correm para sentar-se. Finalmente,  quem ficar sem cadeira deve retirar-se da brincadeira.

O campeão é quem consegue sentar-se na última cadeira.

  • Correio elegante deixa o coração quentinho e anima o São João

É através do correio elegante que os caipiras se correspondem. Em suma, o objetivo da brincadeira é enviar cartões com mensagens de amor e/ou amizade para outro participante.

Os cartõezinhos, geralmente em formato de coração, são entregues pelo “carteiro” da festa.

 

  • Corrida do saco é uma brincadeira que movimenta o festerê

A corrida do saco agita as festas juninas e ajuda a espantar o frio. Esse é um jogo de disputa, no qual os participantes entram em sacos de estopa e seguem pulando até a linha de chegada. Vence quem chegar primeiro.

 

  •  Cabo de guerra é uma ótima opção para brincar em espaços abertos

Puxa daqui, puxa dali, o cabo de guerra é ideal para animar festas ao ar livre. Para brincar, é necessário formar duas equipes que se posicionam cada uma de um lado de uma corda. Vence quem conseguir fazer o time adversário cruzar a linha central.

  •  Corrida de três pernas no arraial

A união faz a força! Sendo assim, nessa brincadeira, o participante tem sua perna unida à de um colega com uma fita. Em seguida, a dupla deve andar em direção à linha de chegada, conferindo muitas risadas, afinal, os participantes andam de forma desengonçada.

  •  Jogo rabo do burro

Nesse desafio, com os olhos vendados, a criança ou o adulto deve colocar o rabo do burro no local indicado. Antes de começar, o participante é girado algumas vezes, dificultando o jogo e deixa a brincadeira mais disputada e divertida.

 

  •  Pula fogueira, brincadeira original de festa junina

As fogueiras são tradicionais nas festas de São João. No entanto, na hora de brincar, o ideal é que a fogueira seja artificial, feita de papel ou tecido, assim, ninguém se machuca, e a diversão é garantida.

 

  •  Dança da laranja

Para brincar de dança da laranja os jogadores devem formar duplas e dançar no ritmo da música, apoiando uma laranja entre suas cabeças. Além disso, as mão dos participantes devem ficar para trás.

Nesse intervalo, quem deixar a fruta cair é desclassificado. Por fim, vence a dupla que ficar até o final.

  •  Quadrilha de São João

É indiscutível que a dança de quadrilha é um dos momentos mais esperados das festas juninas. Pois, nela, caipiras vestidos a caráter realizam os passos comandados pelo narrador.

Todavia, em muitas festas, a dança não é ensaiada previamente. Dessa forma, os convidados devem executar os passos da forma que acharem correta ou imitando alguém do grupo.

Essa, sem dúvidas, é uma atração muito animada que arranca gargalhadas tanto dos participantes quanto dos espectadores.

Para finalizar temos uma dica especial, se você precisa de ideias de decoração ou de trajes juninos, é só dar uma olhadinha nos outros posts aqui do blog. Confira decoração aqui 

Trajes juninos aqui 

Solicite mais informações aqui 

Solicite mais informações aqui

Siga a Supper e fique por dentro de tudo